Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Pesquisador alagoano completa coleção do acervo de Hekel Tavares

19/12/2022

Claudevan Melo esteve com a família do músico, no Rio de Janeiro, onde adquiriu peças valiosas

Pesquisador alagoano completa coleção do acervo de Hekel Tavares

Redação portal 082 Notícias

Em mais uma das suas idas ao Rio de Janeiro, o pesquisador e colecionador alagoano Claudevan Melo, de 71 anos, esteve com a família do maestro e compositor alagoano Hekel Tavares [1896-1969], tendo adquirido o restante do arquivo documental que pertencia ao maestro. O encontro ocorreu no último dia 23 de novembro.

A documentação ainda não foi catalogada. São dezenas de caixas contendo documentos pessoais e farta documentação referente aos contratos com as gravadoras e editoras, registros da passagem de Hekel Tavares pela presidência da Sociedade Brasileira de Atores de Teatro (SBAT), bem como a sua atuação na Ordem dos Músicos do Brasil.

imagem-adicionada-1747857030863


Parte do acervo de Hekel Tavares | Cortesia

imagem-adicionada-1747857031492


Pais do músico Hekel Tavares | Cortesia

imagem-adicionada-1747857032090


Parte do acervo de Hekel Tavares | Cortesia

imagem-adicionada-1747857032830


O pesquisador Claudevan Melo | Cortesia

imagem-adicionada-1747857033370


Parte do acervo de Hekel Tavares | Cortesia

Há quatro anos, o filho do maestro, Alberto Tavares, que faleceu recentemente, cedeu a Claudevan Melo a primeira parte do acervo, onde constam os registros fonográficos em discos acetatos e fitas de rolo. Há no acervo músicas em partituras inéditas e que ainda não foram gravadas, e também obras inacabadas iniciadas e manuscritas nos pentagramas.

A segunda parte do acervo forma a unidade da obra do grande maestro e compositor Hekel Tavares. Esta imersão bem sucedida faz parte de sucessivas viagens ao Rio de Janeiro. “Esta última viagem foi realizada para adquirir o que faltava do acervo, mas também visitar colecionadores e feiras de antiguidades com o objetivo de poder unir o máximo possível do que se conhece em um só acervo e, desta maneira, preservar a obra e a memória completa deste magistral compositor que foi Hekel Tavares”, finaliza Melo.