No dia 22 de Abril de 1966 nasce Maria Verônica de Araújo, filha de Osmar Soares de Araújo e Maria de Melo Araújo, em Santana do Ipanema, no sertão alagoano. Tem como única irmã Elza Maria de Araújo.Em 1984 casou-se com o Sr. José Malta Fontes Neto e constituiu uma bela família, com seus filhos Cheops, Akhenaton e Ísis.
Em sua vida estudantil passou pelo Grupo Escolar Antônio Vitorino dos Santos, município de Carneiros e Grupo Escolar Padre Francisco Correia na década de 70. Cursou 5ª e 6ª séries no Colégio Deraldo Campos (Atual Colégio Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva) e 7ª e 8ª séries no Ginásio Santana. Fez curso Técnico em Contabilidade na Escola Cenecista Santana. Graduou-se em Bacharelado em Serviço Social, especializando-se em Gestão de Municípios pelo CESMAC.
Sua relação com Assistência Social e o Poder Público vem desde os anos 90, quando tornou-se Conselheira Municipal de Saúde (1997 – 2000); Dos Direitos da Criança e Adolescente (1998 – 2001), onde assumiu a Coordenação do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FMIA) e, de Assistência Social (2001 – 2002), ambos como representante do Movimento Religioso do nosso município. No Grupo de Fraternidade Espírita André Luiz – GFEAL assumiu algumas coordenações, dentre elas ocupou a função de Coordenadora Administrativa (2001 – 2003), sendo a primeira mulher a ocupar esse lugar. Foi também responsável pela elaboração e coordenação do Projeto “Novo Amanhã”, vinculado a esta instituição, que tinha como objetivo promover o bem estar social, por meio de ações socioeducativas, de proteção e inclusão, com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Sua relação direta com a Gestão Pública Municipal vem desde 2005, ocupando a função de Educadora Social no Programa Integração AABB Comunidade.
Em 2006 assumiu a Diretoria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Ciência e Tecnologia de Santana do Ipanema, na gestão da ex-Prefeita Dra. Renilde Silva Bulhões Barros, por dois mandatos. Um dos grandes feitos que contou com a sua elaboração e coordenação foi o Projeto de Revitalização do Museu Histórico e de Artes Darras Noya em 2008, enquanto Diretora da instituição tornou-se ainda Membro Titular do Sistema Alagoano de Museus–SAM, como representante dos Museus do Sertão. Enquanto Diretora Municipal de Cultura, contribuiu ainda com a implantação da Academia Santanense de Letras, Ciência e Artes – ASLCA, tornando-se membro como Associada Benemérita dessa instituição.
É também escritora, deixando para as futuras gerações santanenses o Relatório de Gestão compreendendo o período de (2005 – 2008 / 2009 – 2012) intitulado “Santana do Ipanema Um Grande Avanço” organizado juntamente com a ex–prefeita e senadora da República Dr.ª Renilde Silva Bulhões Barros. Em 2017 na gestão do saudoso Isnaldo Bulhões Barros assumiu a função de Secretária Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, cargo que ocupa até hoje na administração da prefeita Dra. Christiane Bulhões Barros Melo Silva.