Logo da ASLCA

Tobias Medeiros

Com imensa alegria e gratidão a Deus, celebramos os 90 anos de Tobias Medeiros. Natural de Santana do Ipanema/AL, ele passou a infância e adolescência em Poço das Trincheiras/AL, onde suas raízes sertanejas estão muito bem fixadas.

Segundo seus próprios relatos, foi uma criança feliz, estudando no pavimento inferior de um sobrado, que ficava numa ruela do seu querido Poço, tirando leite das vacas, com o dia ainda amanhecendo, cortando palmas para alimentar o gado e, nas horas vagas, com seus irmãos, brincando de corrida ou de se esconder, nadando e deslizando num pedaço de madeira de mulungu, no Rio Ipanema e, à noite, ouvindo histórias e causos surpreendentes ou engraçados contados pelos mais velhos. Certamente, lembranças boas e referências recorrentes, que, inclusive, fizeram-lhe anos depois fundar o Centro Cultural do Sertão, associação instituída especialmente para preservar e valorizar a rica cultura dessa região coberta pela caatinga de clima quente e seco.

Em fevereiro de 1948, motivado pelo seu irmão, Padre Fernando Medeiros, o adolescente Tobias ingressou no Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, indo depois estudar no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, onde permaneceu até 1956.

Formou-se em Direito, Bacharelado em Línguas Neolatinas e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Exerceu a advocacia, foi secretário, procurador e vogal da Junta Comercial do Estado de Alagoas e professor de Direito Comercial da UFAL.

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, da Academia Alagoana de Letras - AAL e da Academia Penedense de Letras Artes, Cultura e Ciências - APLACC, nosso homenageado possui vários livros publicados, a exemplo de IPANEMA (poesias), A FREGUESIA DA RIBEIRA DO PANEMA (pesquisa/história), REVIVENDO O TEMPO (crônicas), PADRE FRANCISCO JOSÉ CORREIA DE ALBUQUERQUE NA ACADEMIA (pesquisa/história) e LAMPIÃO INÉDITO (relatos sobre Lampião e seu bando).

Casou-se com Heloísa, minha saudosa e tão querida mãe, com quem teve 3 (três) filhos: Tobias Jr., Lavínia e eu, sua caçula Carmen. A família foi crescendo, com a chegada da nora, genros, netos e bisneta, tendo sempre, nesse patriarca, a presença de um homem íntegro, virtuoso e cordial.

Particularmente, digo que, na minha infância, por noites a fio, adormeci acalentada por esse pai amoroso, que logo cedo me despertou o interesse pela astronomia: estrelas, planetas, cometas, satélites ainda hoje me encantam e me fazem ter a certeza de que a criação divina é realmente perfeita. Lembro alguns esclarecimentos e conceitos, que na tenra idade me foram passados pelo meu querido genitor, como o da estrela, que eu via pequenininha, mas que a enorme distância poderia justificar seu diminuto tamanho aos meus olhos e a diferença dos astros luminosos, que possuem luz própria, como as estrelas e os astros iluminados, que não possuem luz própria, como a lua e os planetas, que são iluminados pelo sol.

 Ele, como um verdadeiro astro-rei, sempre emanou luz e energia para eu prosseguir na vida, com confiança e equilíbrio, apesar dos desafios existenciais. Homem de profunda confiança em Deus, edificou sua família nos valores cristãos do amor, união e fraternidade e, neste dia tão especial, quando completa 90 anos, louvamos ao Senhor pelo dom da sua vida e rogamos que continue sendo essa pessoa simples, perseverante em seus ideais, coração sensível à necessidade do outro, fonte de inspiração especialmente aos seus descendentes. Parabéns pela linda trajetória percorrida, nesses 90 anos, agradeço de todo coração por tudo, meu amado PAI.

Por Carmen Gusmão Medeiros de Azevedo – filha de Tobias Medeiros | Edição do dia 06/04/2024

Matéria publicada no jornal Gazeta de Alagoas.